Histórico da Dupla
Poliana Helena e Chico Vinicius
A dupla começou parceria no Ponto de Cultura Carpintaria de Palhaços, da Associação Raso da Catarina, em fevereiro de 2015. Nesse período já realizaram juntos como dupla de palhaços o Sarau do Dia do Bancário como mestres de cerimônias, no ano de 2015, no Espaço Cultural Lélia Abram; as esquetes clássicas "Luta de Box", "Abelha Abelhinha" e "O Apito" com direção de Alessandro Azevedo, foram apresentadas em saraus e ruas no ano de 2015 e 2016, e ainda em 2016 a cena autoral dirigida pela dupla "Sobre chuvas" também circulou por espaços alternativos. Fizeram participação do Evento "Porque Somos Metade de Cada Povo" com a cena autoral "O que é o Feminismo Comunitário?" no Teatro de Container, no dia 27 de Setembro de 2017.
Em 2018, criam o espetáculo "Jujuba La Luchadora X Chicote La Muerte", com direção de Cida Almeida e preparação de lutas de Demétrius Campos, um argumento da artista Poliana Helena com imersão e pesquisa na Bolívia. A primeira circulação estreou em abril pelas cinco regiões da cidade de São Paulo: o autor na praça- Feira das artes- na Praça Benedito Calixto, zona oeste; CEU Alvarenga, zona Sul; Encontros de Estudos da Palhaçaria no Centro de Memória do Circo, Galeria Olido, centro; Casa de Cultura São Rafael, zona Leste e Feira da Kantuta, praça da Kantuta, zona norte, com o apoio do edital de linguagens modalidade circo, categoria número da secretaria de cultura da Cidade de São Paulo do ano de 2017.
A dupla recentemente teve participação, com o espetáculo "Jujuba La Luchadora X Chicote La Muerte", na quarta edição do MOTIM - Mostra de Teatro Infantil de Mindelo, Junho/2018, com duas apresentações na Ilha de São Vicente, Cabo Verde/ África. Também em Junho fizeram temporada na mostra CLÃ Estúdio das Artes Cômicas, Vila Ipojuca, Zona Oeste, São Paulo/ SP. Em 2019 o espetáculo participou do Festival Internacional de Circo de São Paulo. Nesse ano de 2020, circulou por 10 EMEF`s e equipamentos culturais via live.
O mais novo trabalho da dupla MONASCICLOS, com direção de Cida Almeida e preparação de monosciclos de Elaine Frere, tem linguagem corporal inspirada nos movimentos da dança Vogue, a encenação, aproxima-se da pantomima, para apresentar a relação de enquadramento da natureza humana, impondo várias descobertas para a dupla de palhaços Jujuba e Chicote. Aqui em seu segundo trabalho autoral a dupla se desafia invertendo os papéis de gênero pré-estabelecidos. Jujuba personifica o masculino e Chicote, o feminino. O novo espetáculo, com duração de 45 minutos, é resultante de experimentos entre números clássicos de monociclo e elementos da Arte Drag. - Este projeto foi realizado com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, através do Fomento ao Circo e estreiou e circulou por 10 EMEf`s e equipamentos públicos municipais e culturais via live no ano de 2020.